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Bebês têm consciência já na vida intrauterina, defende especialista americana em novo livro da Editora Cultrix
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Pioneira em estudos de psicologia pré-natal e perinatal, Wendy Anne McCarty, Ph.D, apresenta modelo inovador de desenvolvimento precoce do bebê que comprova sua consciência antes mesmo da vida física.
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Estudos recentes realizados por neurocientistas do Laboratoire de Sciences et Psycholinguistique em Paris e da Universidade Técnica da Dinamarca, e publicados em abril deste ano pela revista Science, apontam que os bebês têm consciência do mundo já a partir dos cinco meses de idade. De fato, não é de hoje que especialistas no mundo inteiro discutem a questão. Entretanto, há os que defendam que a consciência do bebê está ativa muito antes disso.
Pioneira em estudos de psicologia pré-natal e perinatal, Wendy Anne McCarty, Ph.D, reúne em seu novo livro, O Extraordinário Mundo Interior dos Bebês – Do Útero ao Berço, que chega às prateleiras pela editora Cultrix, suas conclusões acerca de um trabalho de 15 anos como terapeuta, educadora e pesquisadora para provar que os humanos são seres sencientes muito antes da vida física, já na fase intrauterina.
Ciência e espiritualidade
Criada para analisar o início do desenvolvimento do ser humano do ponto de vida de um bebê, a psicologia pré-natal e perinatal examina, há mais de 30 anos, a vida humana e seus comportamentos físico, mental, emocional. Tais estudos ainda duvidam de que os bebês sejam capazes de refletir, compreendam linguagens ou possam se comunicar conscientemente no útero ou nas primeiras semanas e meses de vida.
Convicta de que a consciência possa estar instalada antes mesmo da vida intrauterina, Wendy discute em seu livro o Modelo Integrado de Desenvolvimento precoce do bebê, da concepção aos primeiros meses de vida. O método incorpora estudos sobre a consciência, a psicologia pré-natal e perinatal, as práticas de criação de filhos em um âmbito multidimensional que inclui até mesmo o lado espiritual destas questões para avaliar os reflexos diretos e indiretos no comportamento humano desde o que ela chama de pré-vida até os primeiros meses da criança.
O modelo traça princípios estabelecidos por Ken Wilber, um dos filósofos mais importantes da atualidade. Escritor acadêmico mais traduzido nos Estados Unidos, com 25 livros traduzidos para 30 idiomas, é criador da Teoria Integral e sugere que o desafio da era pós-moderna é promover a integração entre ciência e espiritualidade, conceito que a autora também defende em seu trabalho.
Integração na prática
Relatos clínicos da psicologia pré-natal e perinatal apontam casos de crianças e adultos com repercussões desastrosas e até mesmo trágicas que, de acordo com a autora, devem-se à falta de reconhecimento de que o bebê é um ser senciente, tem memória e é profundamente afetado pelas experiências desde o início da vida. As afirmações da especialista estão embasadas nas descobertas clínicas desses campos da psicologia.
A autora revisita suas próprias experiências perinatais e exploram histórias extraordinárias de bebês, crianças e adultos sobre suas vidas no útero e durante o parto. Assim, encontra explicações para quadros negativos que vivenciou como a dificuldade de relação com medos, com a comida e com o próprio corpo - questões que atribui ao doloroso processo de acolhimento já no útero da mãe, uma fumante inveterada.
Ela também defende, por meio das histórias protagonizadas por bebês, a criação do vínculo afetivo que, de acordo com ela, quando realizada antes da concepção, tende a ampliar as chances de uma vida saudável para o bebê com reflexos sentidos também na fase adulta. Ao mesmo tempo, relaciona traumas gerados a partir da rejeição de uma gravidez indesejada e afirma que, entre outras atitudes, o modo acolhedor como os pais pegam as crianças no colo, assim como a maneira de falar com elas, ouvi-las entre outros aspectos dos processos de nascimento, podem ser definitivos para o desenvolvimento do bebê e sua plenitude na vida adulta.
A obra conta com três apêndices que relacionam referências bibliográficas além de um artigo publicado em um periódico que relaciona histórias clínicas de trabalhos com crianças pequenas orientadas sob a ótica pré-natal e perinatal.
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Sobre a autora:
Wendy Anne McCarty, Ph.D, é líder na fronteira para otimizar o potencial humano desde o início da vida. Ela co-fundou e foi docente do núcleo dos programas de licenciatura em psicologia pré-natal e perinatal no Graduate Institute Santa Barbara. Consultora, educadora, atua há mais de 35 anos no campo da psicologia pré-natal e perinatal com um trabalho inovador que incorpora estudos nas áreas da consciência e energia.
Sobre a Editora Cultrix
Fundada em 1956, a Editora Cultrix tem como objetivo lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade.
A editora integra o Grupo Editorial Pensamento, nascido em 1907 e reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação.
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